CENTRO EDUCACIONAL META

CENTRO EDUCACIONAL META



O FUTURO DO SEU FILHO COMEÇA AQUI...

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Professores do Centro Educacional Meta usam a criatividade para tornar aulas mais interessantes


Para ensinar não basta dominar o assunto, também é preciso encontrar a melhor forma para transmitir o conhecimento, o aluno precisar saber o valor do que se aprende, necessita ver sentido nas aulas.
O professor deve buscar uma base formativa que lhe proporcione entrar em sala de aula motivando os alunos, utilizando diversos recursos, se apropriando de elementos que possam mostrar a importância de cada área que se trabalha.

Um bom exemplo foi a sequência didática das aulas de ciências da professora Elaine Fraga Trancozo do 5º ano do Ensino Fundamental I.
Com base em seus estudos a professora analisou todas as variações possíveis para fazer uma aula o mais perfeita possível.

O tema da aula era o Sistema Circulatório, a professora apresentou diversas etapas e recursos didáticos como aulas interativas, as quais proporcionaram um estímulo para que os alunos apresentassem suas dúvidas.
Outra etapa interessante foi o estudo e a comparação do coração humano com um coração bovino, este foi trazido à sala de aula e analisado por todos os alunos, que conseguiram compreender a sequencia de movimentos que o coração realiza para efetuar a circulação sanguínea, observando os vídeos e o órgão.






Continuando a professora apresentou aos alunos o filme Quase Deuses que conta uma história verídica e emocionante de dois homens, que desafiaram as regras de sua época para iniciar uma revolução médica, a primeira cirurgia cardíaca realizada em um bebê que sofria de uma má formação congênita.  


A história se passa nos anos 40, em Baltimore, nos Estados Unidos. Duas pessoas totalmente diferentes em níveis de classes sociais e cor. Este filme além de trabalhar o conteúdo também foi utilizado nas aulas de história  e filosofia, pois no decorrer das cenas podemos perceber a sociedade racista e preconceituosa da época, os alunos se emocionaram com o final do filme e entenderam a evolução humana e da medicina.
Para finalizar a sequência didática os alunos realizarão uma representação dos sistemas do corpo humano os quais estudaram assiduamente.

Segundo a professora a curiosidade impulsiona o conhecimento, o professor deve descobrir estratégias, deve fornecer estímulos para que os alunos se sintam motivado a aprender.

Nenhum comentário: