Na Semana Nacional De Segurança no Trânsito nossa escola solicitou a Policia Militar de Orleans que apresentasse aos nossos alunos uma palestra sobre segurança no trânsito.
O soldado Firmiano explicou de uma forma clara, a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.
- Bebês até um ano (ou até 9 e 13 quilos dependendo da marca): devem ser transportados no bebê conforto ou conversível no banco traseiro com leve inclinação e de costas para o motorista.
- De 1 a 4 anos (ou crianças entre 9 e 18 quilos): deve-se usar as cadeirinhas no banco traseiro, na posição vertical e de frente para o motorista.
- De 4 a 10 (ou crianças entre 18 e 36 quilos): devem sentar no assento de elevação ou "booster" no banco traseiro com cinto de segurança de três pontas.
Também mostrou que existe uma regra para as crianças sentarem no banco da frente do carro.
A regra é a seguinte:
Somente acima de 10 anos e com uma altura adequada, o cinto de segurança deve passar no ombro da criança para ter sua eficiência.
O soldado explicou a cada criança que apresentou dúvida .
Segundo a ONG Criança Segura, uma criança no carro sentada no banco traseiro, com até 25 kg numa batida de carro a 50 km/h, poderá sofrer danos comparáveis a uma queda do terceiro andar de um prédio. Com o uso da cadeirinha e sua utilização correta as estatísticas são reduzidas em até 70%.A Lei da Cadeirinha tem como objetivo de reduzir os dados do Ministério da Saúde em que os acidentes de carro representam a terceira causa de morte entre crianças de zero a nove anos.
O modelo escolhido deverá ser compatível com a altura e o peso do seu filho. Siga as instruções da cadeirinha e não haverá erro. Saber que o seu filho estará seguro é um bom motivo para se adequar à nova rotina.
Saiba mais sobre a divisão da cadeirinha por faixa etária e peso:
Pais Responsáveis, Crianças Seguras.