O estímulo à leitura pode começar desde cedo, ainda na educação infantil, no Centro Educacional Meta a literatura é primordial para o desenvolvimento da criança, a professora Dinara Bombazar do Pré-Escolar desenvolve um projeto anual no qual a leitura é incentivada, segundo a professora o primeiro contato com a leitura deve ser uma fonte de entretenimento, prazer e valorização da própria leitura.
Em suas aulas a professora apresenta atividades que
valorizam o ato de ler, entre elas a contação de histórias e a produção
literária.
Para a professora um aspecto fundamental é apresentar às
crianças narrativas simples, porém ricas, as crianças dessa idade estão em
processo de construção da oralidade e da escrita e precisam ter boas
referências. A linguagem está relacionada com o pensamento, por isso a
importância de oferecer ricas narrativas.
Uma das atividades interessantes da professora do pré-escolar
foi a criação de uma coleção literária produzida pelas próprias crianças.
Segundo a
coordenadora Pedagógica Elaine Fraga Trancozo hoje em dia a
dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela
proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo, quando
as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara,
sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas
existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de
carinho, curiosidade, dor e perda.
Ler é um
hábito poderoso que une pais e filhos, professores e alunos, amigos, pessoas
que se respeitam e se amam, ler nos faz conhecer mundos e ideias, abre novos
horizontes, mas principalmente aproxima as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário