Para ensinar não basta dominar o assunto, também é preciso encontrar a melhor forma para transmitir o conhecimento, o aluno precisar saber o valor do que se aprende, necessita ver sentido nas aulas.
O professor deve buscar uma base formativa que lhe proporcione entrar em
sala de aula motivando os alunos, utilizando diversos recursos, se apropriando
de elementos que possam mostrar a importância de cada área que se trabalha.
Um bom exemplo foi a sequência didática das aulas de ciências da professora Elaine Fraga Trancozo do 5º ano do Ensino Fundamental I.
Com base em seus estudos a professora analisou todas as variações
possíveis para fazer uma aula o mais perfeita possível.
O
tema da aula era o Sistema Circulatório, a professora apresentou diversas
etapas e recursos didáticos como aulas interativas, as quais proporcionaram um
estímulo para que os alunos apresentassem suas dúvidas.
Outra
etapa interessante foi o estudo e a comparação do coração humano com um coração
bovino, este foi trazido à sala de aula e analisado por todos os alunos, que
conseguiram compreender a sequencia de movimentos que o coração realiza para
efetuar a circulação sanguínea, observando os vídeos e o órgão.
Continuando a professora apresentou aos alunos o filme Quase Deuses que conta uma história verídica e emocionante de dois homens, que desafiaram as regras de sua época para iniciar uma revolução médica, a primeira cirurgia cardíaca realizada em um bebê que sofria de uma má formação congênita.
A história
se passa nos anos 40, em Baltimore, nos Estados Unidos. Duas pessoas totalmente diferentes
em níveis de classes sociais e cor. Este filme além de trabalhar o conteúdo
também foi utilizado nas aulas de história
e filosofia, pois no
decorrer das cenas podemos perceber a sociedade racista e preconceituosa da
época, os alunos se
emocionaram com o final do filme e entenderam a evolução humana e da medicina.
Para
finalizar a sequência didática os alunos realizarão uma representação dos
sistemas do corpo humano os quais estudaram assiduamente.
Segundo
a professora a curiosidade impulsiona o conhecimento, o
professor deve descobrir estratégias, deve fornecer estímulos para que os alunos
se sintam motivado a aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário