Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez
mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o
acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm
ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades
marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal,
dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas
dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Segundo a professora Francielle Baschirotto faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o
valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e
promoção da cidadania.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar
para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam
e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências
que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de
aprendizagem.
Projeto desenvolvido com as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.
Projeto desenvolvido com as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário