A educação infantil possui especificidade e não deve ser
entendida apenas como etapa prévia e preparatória para o ensino fundamental ou
momento em que a criança deve ser assistida para possibilitar a entrada ou
permanência dos pais no mercado de trabalho. O trabalho pedagógico na educação
infantil tem função cultural e social na formação dos educandos, implicando
duas concepções fundamentais: cuidar e educar.
Significamos o trabalho de cuidar e de educar como fazer pedagógico único e indissociável na educação infantil.
Cuidar significa proporcionar às crianças o seu desenvolvimento integral,
envolvendo aspectos afetivos, relacionais, biológicos, alimentares, enfim,
concernentes à saúde em sua compreensão atual ampliada. Para cuidar, é preciso
que o educador tenha comprometimento com a criança e possa compreender suas
necessidades, seus sentimentos, sua história, seus pensamentos e seus desejos;
por conseguinte, é necessário que seja criado um vínculo entre quem cuida e
quem é cuidado, caso contrário, o cuidar não se efetiva, tornando-se apenas tarefa
mecanizada.
Na rotina escolar, o brincar pode ocorrer de duas maneiras: livre e coordenado. O brincar livre acontece de forma espontânea, quando a criança, por si só ou em pequenos grupos, decide a brincadeira sem a mediação do professor. Isso proporciona a manipulação de materiais, a imaginação, a exploração de circunstâncias vividas ou imaginadas, nas quais a criança se torna capaz de imitar as circunstâncias e situações de vida, elaborá-las e, muitas vezes, transformá-las, formando assim sua personalidade.
Enfim, o brincar na educação infantil é importante para que a criança viva o presente, exercendo o direito de desenvolver-se de forma plena, preparando-se assim para uma vida adulta mais coerente e feliz. É fundamental, portanto, que o educador nesse contexto considere toda a riqueza da cultura lúdica infantil e todo o repertório corporal que a criança traz consigo para a escola.
Por Elaine Fraga Trancozo
Coordenadora Ed. Infantil
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