CENTRO EDUCACIONAL META

CENTRO EDUCACIONAL META



O FUTURO DO SEU FILHO COMEÇA AQUI...

sábado, 23 de outubro de 2010

Crianças e Finanças


Crianças e Finanças

Quando se trata de crianças e finanças, a questão não é só a mudança no orçamento doméstico, mas também como ensiná-las a lidar com dinheiro. Este talvez seja o maior legado para seus filhos, pois de nada adianta deixar uma grande soma de herança se eles não souberem administrar o que receberam.

Bê-a-bá sobre finanças para crianças:

1- Gaste dinheiro só depois que recebeu.
Parece simples, mas criar seu filho com este conceito muito bem estabelecido vai ajudá-lo a ser um adulto sem dívidas.

2- Considere uma mesada.
Quando as demandas por compras aumentarem, seja por brinquedos, roupas, tênis ou saídas com os amigos, é hora de seus filhos começarem a pensar no próprio orçamento. Estipule uma mesada e dê conselhos sobre poupança para que eles façam as próprias escolhas de consumo e planejem compras de valor mais alto no futuro, mas nunca com mais dinheiro.

3- Não faça dessa conversa um tabu.
Educação financeira é como escovar os dentes, quanto antes seu filho aprender a lidar com dinheiro, mais cedo se tornará um hábito. Converse sobre receitas e despesas sem cerimônia.

4- Não é preciso ter muito dinheiro para ensinar seus filhos sobre investimentos
O dinheiro tem um valor no tempo, por isso, não basta guardar dinheiro. É preciso saber investir seus recursos de forma que eles não percam seu poder de compra. O conceito do investimento em ações, quando você é sócio de uma empresa, e o de poupança são fáceis de entender por uma criança.

5- Em algum momento você terá que dizer aos seus filhos que o banco “papai” fechou.
Haverá um momento em que seu filho precisará cuidar do próprio sustento. Será bom para ele e também para você, que precisará ter foco na aposentadoria que já estará mais próxima quando seu filho for adulto.



Fonte: http://hotsite.icatuseguros.com.br/graficos/email/e-news/2010/09/criancas_e_dinheiro.asp

Nenhum comentário: