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quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Educação Infantil "Cuidar e Educar"

A educação infantil possui especificidade e não deve ser entendida apenas como etapa prévia e preparatória para o ensino fundamental ou momento em que a criança deve ser assistida para possibilitar a entrada ou permanência dos pais no mercado de trabalho. O trabalho pedagógico na educação infantil tem função cultural e social na formação dos educandos, implicando duas concepções fundamentais: cuidar e educar.

Significamos o trabalho de cuidar e de educar como fazer pedagógico único e indissociável na educação infantil. 

Cuidar significa proporcionar às crianças o seu desenvolvimento integral, envolvendo aspectos afetivos, relacionais, biológicos, alimentares, enfim, concernentes à saúde em sua compreensão atual ampliada. Para cuidar, é preciso que o educador tenha comprometimento com a criança e possa compreender suas necessidades, seus sentimentos, sua história, seus pensamentos e seus desejos; por conseguinte, é necessário que seja criado um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado, caso contrário, o cuidar não se efetiva, tornando-se apenas tarefa mecanizada.




Na rotina escolar, o brincar pode ocorrer de duas maneiras: livre e coordenado. O brincar livre acontece de forma espontânea, quando a criança, por si só ou em pequenos grupos, decide a brincadeira sem a mediação do professor. Isso proporciona a manipulação de materiais, a imaginação, a exploração de circunstâncias vividas ou imaginadas, nas quais a criança se torna capaz de imitar as circunstâncias e situações de vida, elaborá-las e, muitas vezes, transformá-las, formando assim sua personalidade.



Nas brincadeiras coordenadas, o papel do professor é de mediador, proporcionando a socialização do grupo, a integração e a participação das pessoas envolvidas, favorecendo atitudes de respeito, aceitação, confiança, solidariedade e conhecimento mais amplo da realidade social e cultural. É fundamental que o (a) professor(a) planeje os objetivos que quer atingir, bem como o tempo e o espaço em que a brincadeira deve acontecer e, ainda, que avalie a atividade proposta.



Enfim, o brincar na educação infantil é importante para que a criança viva o presente, exercendo o direito de desenvolver-se de forma plena, preparando-se assim para uma vida adulta mais coerente e feliz. É fundamental, portanto, que o educador nesse contexto considere toda a riqueza da cultura lúdica infantil e todo o repertório corporal que a criança traz consigo para a escola.


Por Elaine Fraga Trancozo
Coordenadora Ed. Infantil

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