CENTRO EDUCACIONAL META

CENTRO EDUCACIONAL META



O FUTURO DO SEU FILHO COMEÇA AQUI...

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A importância da Literatura na Educação Infantil


O estímulo à leitura pode começar desde cedo, ainda na educação infantil, no Centro Educacional Meta a literatura é primordial para o desenvolvimento da criança, a professora Dinara Bombazar do Pré-Escolar desenvolve  um projeto anual no qual a leitura é incentivada, segundo a professora o primeiro contato com a leitura deve ser uma fonte de entretenimento, prazer e valorização da própria leitura. 

Em suas aulas a professora apresenta atividades que valorizam o ato de ler, entre elas a contação de histórias e a produção literária.

Para a professora um aspecto fundamental é apresentar às crianças narrativas simples, porém ricas, as crianças dessa idade estão em processo de construção da oralidade e da escrita e precisam ter boas referências. A linguagem está relacionada com o pensamento, por isso a importância de oferecer ricas narrativas.

Uma das atividades interessantes da professora do pré-escolar foi a criação de uma coleção literária produzida pelas próprias crianças.


Segundo a coordenadora Pedagógica Elaine Fraga Trancozo hoje em dia a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor e perda.


Ler é um hábito poderoso que une pais e filhos, professores e alunos, amigos, pessoas que se respeitam e se amam, ler nos faz conhecer mundos e ideias, abre novos horizontes, mas principalmente aproxima as pessoas. 

Nenhum comentário: