CENTRO EDUCACIONAL META

CENTRO EDUCACIONAL META



O FUTURO DO SEU FILHO COMEÇA AQUI...

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra


Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo de resistência e força contra a escravidão, a liderança mais conhecida do Quilombo dos Palmares.

Segundo a Professora Elaine Fraga Trancozo o dia da consciência negra serve para homenagear àqueles que lutaram por seus direitos e seus principais feitos. É uma forma de preservar viva a luta de Zumbi dos Palmares.

Por esta razão a professora convidou o professor de capoeira Bruno Eichenberg da Silva para conversar com os alunos sobre a Cultura da capoeira, um Patrimônio Histórico Brasileiro desde 2008, o professor explicou que a Capoeira foi trazida pelos negros da África e desenvolvida no Brasil, baseada em tradicionais danças e rituais africanos, porém, para não despertarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta aos cantos da África, fazendo tudo parecer uma dança.

Segundo o Professor a criança que pratica Capoeira aprende a jogar como também a cantar e a tocar, a capoeira contribui para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal. 




A professora também deseja agradecer aos funcionários do Pró Arte de Orleans, todos estão realizando um excelente trabalho em nossa cidade. A recepção, a biblioteca, os cursos em diversas áreas, são espetaculares. São de pessoas comprometidas como vocês com a educação e cultura que nosso país precisa. Parabéns!

Nenhum comentário: